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OPINIÃO COM INFORMAÇÃO

Na última sexta-feira, 10 de maio, uma equipe da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, composta por cerca de 50 colaboradores, participou de uma Força-Tarefa no Aeroporto João Suassuna. O objetivo desse trabalho era contribuir com a organização de milhares de donativos que foram enviados para o Rio Grande do Sul. Todas as doações foram para ajudar pessoas que estão desabrigadas em virtude das fortes chuvas e enchentes ocorridas no estado.
No aeroporto as equipes ajudaram a carregar caminhões, que seguiriam com os donativos. Elas ajudaram com a organização e o processo de fechamento de caixas, abastecidas com diversos produtos (água mineral, alimentos, material de higiene, roupas de cama e banho, entre outros itens).
De acordo com o secretário Fábio Thoma (Semas), a determinação é para que todas as equipes da secretaria permaneçam à disposição para toda e qualquer ação que envolva ajuda à população do Rio Grande do Sul.
“A pedido do prefeito Bruno Cunha Lima, nossas equipes prontamente seguiram para o aeroporto na manhã da última sexta-feira, para organizar todas as doações. Recebemos inclusive os agradecimentos da supervisão, que estava à frente dos trabalhos no aeroporto e nossa equipe não poupou esforços para ajudar nesse trabalho”, disse o secretário.
SOS Rio Grande do Sul
E para ampliar essa força-tarefa, a Semas está coordenando uma campanha de arrecadação para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de contribuir com as famílias do Rio Grande do Sul. Poderão ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e banho.
Quem desejar contribuir basta procurar o serviço de Achados e Perdidos da Semas, localizado no Terminal de Integração de Passageiros, no Centro, no horário das 7h às 17h, e fazer a doação. Para quem não pode ir até o serviço ou para quem fizer doações em maiores quantidades, a Secretaria disponibiliza o whatsApp/doação (83) 9 9330.5465, no qual podem ser repassadas as informações. Um carro também será disponibilizado para buscar os donativos.
Codecom
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A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), divulgou na última sexta-feira, 10, no Seminário Oficial, o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação, em caráter temporário, de trabalhadores que vão atuar n’O Maior São João do Mundo, evento que começa no dia 29 de maio e será encerrado em 30 de junho. Serão 240 auxiliares de serviços gerais, 30 fiscais de apoio, 52 catadores de materiais recicláveis e 3 encarregados, totalizando 325 pessoas.
Também foi divulgada, no mesmo Semanário Oficial, a relação para o quadro de reserva, formado por 100 auxiliares, 40 fiscais e 1 encarregado. Somadas as duas listas está um total de 466 trabalhadores. Todos receberão o valor equivalente ao salário mínimo vigente no país. Os recicladores ainda terão uma renda extra, equivalente ao valor arrecadado com o rateio da comercialização dos produtos recicláveis.
A contratação temporária ocorrerá via edital, publicado no Semanário Oficial, obedecendo a ordem de classificação final, segundo critérios da administração dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, de forma a atender a necessidade de excepcional interesse público, não gerando direito adquirido do candidato à vaga ofertada, dependendo a contratação da necessidade do Departamento de Limpeza Urbana da Sesuma.
Para o prefeito Bruno Cunha Lima, esta é uma oportunidade que a Prefeitura de Campina Grande oferece, no período junino, para dezenas de pais e mães de famílias que vão garantir um trabalho e renda extra no período junino.
Aos 240 auxiliares de serviços gerais, aprovados e convocados, serão atribuídas as atividades de varrição, catação de sacos plásticos, pintura de meio-fio e a higienização de áreas públicas, no Parque do Povo, áreas adjacentes e nos distritos de Galante e São José da Mata. Já o pessoal de apoio, num total de 30, terá como atribuição apoiar a fiscalização de postura para disciplinamento do comércio informal. Os recicladores também atuarão nestas áreas.
Sobre o Processo Seletivo
As inscrições gratuitas para este processo seletivo ocorreram no Sine Municipal, no período de 20 até 24 de março. Os trabalhadores participarão de reuniões, onde receberão as instruções e orientações de trabalho, além do fardamento completo, alimentação e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
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“Hoje tenho certeza que a maternidade ressignificou os meus planos e renovou o propósito da minha vida”. A frase é da empresária Milena Seabra, que decidiu deixar um trabalho com carteira assinada para abrir sua própria empresa e ter mais tempo para acompanhar o crescimento do filho, Gabriel, de apenas dois anos.
“Após concluir o ensino médio, tive a oportunidade do primeiro emprego, em 2014, como jovem aprendiz na área de Recursos Humanos. Fui efetivada e me especializei em Recrutamento e Seleção, onde trabalhei durante 10 anos, lá tive realizações tanto pessoais quanto profissionais”, contou.
Desde a infância Milena era encantada pelo trabalho feito à mão, criava coisas com papel, tesoura, fitas e panos. Na adolescência aprendeu a costurar feltro à mão sozinha e vendia lembrancinhas para festas infantis para ajudar os pais. Ao perceber as habilidades da filha, o pai a presenteou com sua primeira máquina de costura. Com o auxílio de tutoriais na internet ela aprendeu a confeccionar roupas, bolsas, necessaires.
“Durante a gestação do meu filho, fiquei encantada com a maternidade, fiz alguns cursos e costurei todo o seu enxoval dele, porém, me sentia muito preocupada e me via sem uma rede de apoio direta, além do meu marido. Nasceu uma vontade de empreender, mas me sentia muito insegura, porém a vontade de estar mais próxima do meu filho, participar ativamente do seu desenvolvimento, cuidar dele e acompanhar cada nova etapa, desde a introdução alimentar, foi maior e comecei sozinha, sem entender muito sobre empreendedorismo e com o insight de confeccionar enxovais de bebe”, relembra Milena.
A empresária então criou uma página no Instagram, a @afetoenxovais, e iniciou a divulgação do seu trabalho. Quando as primeiras encomendas chegaram ela teve a certeza de ter feito a escolha correta.
“Me senti realizada e próxima do meu sonho de poder ficar mais próxima do meu filho. Após o nascimento dele, os primeiros meses foram desafiadores, pois precisei conciliar os cuidados com o berçário, meu trabalho CLT e à noite em me dedicada a confecção dos enxovais. Muitas vezes, virava a noite, mas me sentia impulsionada no futuro em que poderia pedir demissão e abrir minha microempresa e ser presente na vida do meu filho, era a minha maior motivação”, explicou.
A decisão de deixar o trabalho CLT foi bem planejada. Milena se dedicou a cursos sobre enxovais de bebês, investiu em um e-commerce, organizou fluxos de trabalho e começou a preparar o estoque de materiais, criou catálogo, embalagens.
“Todos os dias eu buscava motivação no meu filho e a vontade de ser uma mãe presente era maior, nada mais era importante, nem a carreira de 10 anos em RH”, afirmou.
Até que chegou o momento em que os pedidos para enxoval de bebê se acumularam, foi quando ela percebeu ser o momento de pedir demissão. Na própria casa ela montou um maquinário e com o apoio de uma colaboradora e do marido, confeccionou as peças.
“Está sendo desafiador, mas extremamente gratificante. A nossa renda aumentou muito, e o mais importante é que eu me sinto profundamente realizada por ter encontrado uma oportunidade de trabalhar com algo que amo, algo que sempre fiz desde criança, e por ter a flexibilidade para cuidar e acompanhar de perto o desenvolvimento do meu filho em casa, que considero o maior benefício que o empreendedorismo me trouxe”, concluiu Milena.
“Meu maior ganho foi poder participar integralmente da vida dos meus filhos”
A social media Mariana Aires, mãe de Miguel, de 13 anos; Noah 13 anos e Calebe de três anos, tinha uma rotina de trabalho em uma operadora de saúde que consistia em sair de casa antes das 7h e só retornar à noite. O horário não permitia que ela participasse de atividades simples do dia a dia dos meninos.
A partir do nascimento de Calebe ela percebeu que não queria mais esse modelo de trabalho e decidiu então empreender. A transição ocorreu durante a pandemia da Covid-19, em meio às demandas dos outros dois filhos. Mariana conta que o desejo de empreender já existia, mas faltava coragem para dar os primeiros passos.
“O nascimento dele foi o empurrão que eu precisava, então eu abri uma agência. Eu já trabalhava como social media na operadora e tinha alguns freelas. Com o nascimento de Calebe eu decidi abrir empresa, tudo certinho. Eu recebi muito apoio da minha família, principalmente do meu esposo, que ficou com toda parte burocrática”, explicou.
No início ela teve medo do novo, de deixar o salário fixo no fim do mês e todos os benefícios oferecidos pela empresa. “Senti muito medo de não conseguir pagar as contas, mas foi a melhor decisão que eu tomei. Hoje o meu ganho mensal é bem superior ao que eu tinha na empresa, mas sem dúvidas o maior benefício não foi financeiro, foi estar em casa, foi acompanhar os meninos em coisas simples, como levar e buscar na escola, participar dos trabalhos escolares, ter tempo de qualidade, almoçar em casa. Coisa simples do dia a dia, mas que eu não tinha e hoje valorizo muito”, contou.
O mesmo caminho foi seguido pela administradora e servidora pública Sílvia Gabinio, mãe de Laura, de 11 anos, e Helena, de oito anos. Por muito tempo ela atuou na área, em empresas privadas, mas sempre mantinha o projeto de iniciar o seu próprio negócio para ter flexibilidade nos horários.
“Logo depois da pandemia eu comecei a pensar, após trabalhar muito na linha de frente eu senti a necessidade de estar mais presente. Comecei a estudar o tema, auxiliando pessoas com compras on-line, e as coisas foram fluindo. Tive todo apoio do meu esposo. No começo ele me ajudava fazendo as contas e entregas. Até hoje quando eu preciso ele é o meu suporte”, contou.
Ela afirma se sentir feliz com a decisão por ter uma maior disponibilidade de tempo para ficar com as filhas e conseguido construir relações de amizade com suas clientes.
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A pré-candidata a prefeita de Alagoa Nova, Aninha Silva, em entrevista concedida à imprensa na manhã desta terça-feira (12), disse estar à disposição para pleitear a prefeitura nas eleições de outubro e enfrentar o atual prefeito Francinildo Pimentel nas urnas.
De acordo com Aninha, a cidade nunca teve uma mulher na qualidade de pré-candidata ou prefeita e, nas eleições desse ano, seu nome surge para mudar essa realidade no município.
“Sou na verdade a primeira mulher que toma essa dianteira, e que corre para beirar esse compromisso com a população alagoa-novense”, destacou.
A pré-candidata pontuou que está disposta a fazer a diferença e, com o apoio de várias lideranças e da população, buscará a cadeira do executivo com muita garra e força de vontade, dando o seu melhor para que a população possa ter uma representante feminina e que administrará para todos, se colocando no lugar dos que mais precisam e são tratadas com descaso.
“Temos lideranças que estão conosco, até porque não fui eu quem colocou o nome à disposição, mas parte da população que convidou para que eu estivesse nesse processo. Isso me deixa em pé de igualdade no sentido de lutar por um povo que já está cansado de levar patadas”, disse.
Ainda segundo Aninha, que pretende disputar pelo União Brasil, a oposição de Alagoa Nova não está “órfã” e o seu agrupamento irá lutar por dias melhores para o município. Ela enfatizou que está abera ao diálogo com a população e com quem quiser compartilhar do projeto de uma nova construção política para Alagoa Nova, projeto esse que conta também com o apoio do PSDB do deputado estadual Fábio Ramalho, partido de onde sairá o vice da chapa.
DANIEL VIDAL/Blog do Marcio Rangel
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O prefeito Bruno Cunha Lima assinou, na noite desta sexta-feira (10), em solenidade, a ordem de serviço para o início imediato do asfaltamento de 14 ruas, em parceira com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nos distritos de Galante e São José da Mata. Além dos dois distritos, Catolé de Boa Vista e o bairro das Nações também receberão pavimentação em asfalto em algumas vias.
“Mencionei [ao senador Veneziano] a necessidade de trazermos ações também de asfalto para São José da Mata, Catolé de Boa Vista e para Galante. Em Campo de Angola [localidade do distrito de São José da Mata] estamos pavimentando em calçamento mais de 20 ruas, mas tem algumas que são principais que por serem corredores importantes precisam agora receber o asfalto, e além de tudo simboliza desenvolvimento, abre caminhos”, destacou o prefeito Bruno Cunha Lima.
O projeto de pavimentação em asfalto irá abranger uma extensão de mais de 5,8 mil metros em uma área total de 38 mil metros quadrados. Esse empreendimento representa um investimento de R$ 3 milhões, visando aprimorar a infraestrutura viária e proporcionar melhores condições de mobilidade urbana. Ao todo, 14 ruas serão beneficiadas com o asfaltamento, sendo elas:
Galante:
• Rua do Chã;
– Rua José Correia de Menezes;
– Rua Travessa Clotilde Menezes.
São José da Mata:
– Rua Cícero Alexandrino;
– Rua Francisco de Sousa Nogueira;
– Rua João Tota Filho;
– Rua José Teixeira da Silva;
– Rua Arnaldo Miguel Leão;
– Rua Clementino Alves;
– Rua da escola Maria Salomé;
– Rua Emiliano Alves;
– Rua São Luiz.
Bairro das Nações:
– Avenida das Nações;
– Rua Desembargador Arquimedes Souto Maior.
“É uma felicidade muito grande, a gente está conseguindo mais recursos, mais investimentos para Campina Grande e seus distritos. A pavimentação em asfalto vai melhorar a mobilidade, vai melhorar a qualidade de vida, acesso a diversos serviços públicos. É um passo muito importante, um trabalho em conjunto com todos”, ressaltou Joab Machado, secretário de Obras do Município.
A solenidade contou com o discurso de diversas autoridades. Estiveram presentes o senador Veneziano Vital, deputados Manoel Ludgério e Sargento Neto; os vereadores Galego do Leite, Ivonete Ludgério, Saulo Noronha, Alexandre do Sindicato, Rui da Ceasa e Aldo Cabral; além dos secretários Carlos Dunga, Vitor Ribeiro, Joab Machado e Fábio Thoma; e o superintendente da Codevasf na Paraíba, Irlen Guimarães Filho.
Outras ações – Durante a solenidade, o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou que o Centro de Saúde do distrito de São José da Mata irá funcionar até as 21h, além de que, no mesmo espaço, terá médico cardiologista a cada 15 dias. Também foi anunciado que serão adquiridos três odontomóveis para o município de Campina Grande, e cada um deles irá atuar nos distritos (Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata), iluminação em LED para as ruas do distrito de São José da Mata e foi entregue a chave de um veículo que irá atender as comunidades da zona rural da região do respectivo distrito.
Na mesma solenidade, o prefeito ainda anunciou que em breve será inaugurada a creche do Campo de Angola, no distrito de São José da Mata, e nos próximos dias será assinada a ordem de serviço para o asfaltamento da avenida Assis Chateaubriand.
Codecom
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Distrito de Galante se prepara para receber o público em uma das celebrações mais tradicionais e esperadas de Campina Grande
Desde a última sexta-feira (3), o Distrito de Galante tem recebido uma atenção especial com a montagem de toda a estrutura do São João de Galante 2024, sendo o local um dos pontos mais importantes da história d’O Maior São João do Mundo, que neste ano celebra os 160 anos de Campina Grande e promete encantar o público com uma programação repleta de música, dança e tradições juninas.
Galante será palco de uma festa que se estenderá do dia 25 de maio até 14 de julho. Com sua atmosfera típica e acolhedora, o Distrito de Campina Grande se destaca como um verdadeiro polo de cultura e entretenimento durante o período junino.
Ao longo desta semana, equipes já montaram a estrutura do pavilhão, bem como o piso o palco. A montagem das ilhas já estão em andamento, assim de como toda estrutura que garantirá uma edição especial.
A programação promete agradar a todos os gostos, com quase 50 atrações já confirmadas para se apresentarem no palco. Entre os destaques estão artistas renomados como Taty Girl, Walkyria Santos e Japaozinho, que prometem animar o público com seus sucessos.
Galante, com sua riqueza cultural e tradições preservadas, desempenha um papel fundamental no Maior São João do Mundo, contribuindo para a diversidade e o encanto dessa festa tão emblemática para Campina Grande e para toda a Paraíba.
Além de suas apresentações musicais, o distrito oferece aos visitantes uma experiência única, com barracas de comidas típicas, quadrilhas juninas e outras manifestações culturais que enriquecem ainda mais a celebração.
Com a montagem da estrutura em andamento, a expectativa é grande para mais uma edição memorável do São João de Galante, primordial para o a movimentação econômica e valorização da cultura paraibana.
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